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Sistema de informação para o Centro de Referência em Assistência Social- CRAS

Sistema CRAS - SociÁgil

 Juliene Aglio Oliveira Parrão

Doutora em Serviço Social, consultora em Gestão de Projetos, Processos e Pessoas.

Sistema de informação para o Centro de Referência em Assistência Social - CRAS

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) constitui-se uma unidade pública estatal e descentralizada da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social responsável pela oferta dos serviços socioassistenciais. Deste modo, compete ao CRAS a gestão territorial dos serviços ofertados na proteção social básica por meio da articulação com a rede socioassistencial de serviços da proteção social básica.

Os serviços socioassistenciais prestados pelo CRAS possuem como objetivo a prevenção da ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais por meio do trabalho social com famílias. Objetiva-se com esse trabalho, viabilizar e garantir o acesso aos direitos e aquisições referentes ao fortalecimento da capacidade protetiva das famílias por meio do desenvolvimento de suas potencialidades e antecipando-se à ocorrência de riscos sociais. Neste sentido, o acompanhamento sociofamiliar desenvolvido no CRAS apresenta um caráter preventivo, protetivo e proativo.

Uma das atribuições da equipe é a gestão do território de abrangência do CRAS, e para isso se faz necessário identificar quais informações o território e/ou do município que podem fornecer acerca das famílias referenciadas. E, ainda, essas informações podem ser estruturadas por meio de sistemas, a partir de conhecimentos gerados pelas próprias equipes de referência dos serviços.

Enquanto unidade pública estatal, o CRAS se constitui como referência para o desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica no território de abrangência. A articulação da rede de proteção social básica é considerada uma condição para que os serviços de convivência e o PAIF, ofertados no território de abrangência do CRAS sejam a ele referenciados.

Devemos destacar ainda que informações geradas por outras políticas públicas podem ser importantes neste processo de gestão do CRAS, com isso, se torna necessário articulação com essas políticas visando ao cruzamento desses dados, processo esse permitido e possível com a implantação do nosso sistema de informação o SociÁgil.

Para que isso ocorra, é necessário que haja produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas e para que assim o sistema SociÁgil possa permitir agilidade e organização na gestão dos dados produzidos no território do CRAS.

A efetivação da gestão da informação por meio do SociÁgil é de extrema importância, pois é a capacidade de utilizar as fontes de informação, analisá-las, sistematizá-las e transformá-las em instrumentos para subsidiar o planejamento e a tomada de decisões no CRAS.

 Sobre Juliene Aglio Oliveira Parrão

Sou assistente social, formada pela Toledo Prudente em 2002, mestre em Serviço Social e Políticas Sociais pela UEL, Doutora em Serviço Social pela PUC/SP. Possuo MBA em Liderança e Gestão de Pessoas. Professora universitária há mais de 15 anos, atuo na política de Assistência Social, especificamente na área de gestão por meio de consultorias e assessorias. Desde 2009 trabalho na implantação de bancos de dados, sistemas de informação e na implementação da vigilância socioassistencial em diversos municípios.